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Como gerir sua carreira na Enfermagem?

Entenda a importância da gestão de carreira nessa área e confira algumas dicas para melhorar seu desempenho

por Lívia Siqueira



Gestão: palavra derivada do latim gestio, que, segundo o dicionário, é definida como o “ato de gerir ou administrar”. É um processo que, em sua essência, está intimamente ligado ao êxito nos objetivos e nas metas e ao foco para alcançá-los de forma eficiente. Mas o ato de gerir não está relacionado apenas às empresas ou a outras instituições.

No âmbito da Saúde, por exemplo, faz parte da rotina dos profissionais lidar com diversos imprevistos, como é o caso das equipes de Enfermagem. Diante de situações emergenciais, o enfermeiro é o responsável por tomar decisões e definir questões delicadas, que influenciarão diretamente a vida do paciente. Por isso, acabam desenvolvendo competências para gerir conflitos e crises1

Além disso, assim como em outras áreas de atuação, esses profissionais, muitas vezes, trabalham de forma independente, como autônomos. Por isso, ganhar reconhecimento e credibilidade para se consolidarem no mercado é imprescindível. Nesse sentido, a gestão de carreira se torna fundamental na rotina dos enfermeiros, sendo o marketing um grande aliado para auxiliar o fortalecimento de sua imagem e de seu desempenho2.

 

Como começar a gerir minha carreira?

Segundo especialistas em Marketing na área da Saúde, criar uma marca é essencial para uma carreira de sucesso. Para isso, aplica-se o branding, uma das estratégias de marketing utilizada para construir uma percepção positiva do consumidor em relação a um produto, empresa ou pessoa, ficando alinhado ao posicionamento que uma determinada marca quer ter no mercado3.

Sob a perspectiva da Enfermagem, esse artifício atua especificamente na relação do profissional com seus pacientes – e futuros pacientes – e na maneira como esse profissional será entendido por quem utiliza seus serviços. É importante destacar que branding e logomarca são conceitos diferentes. Mas, tendo em vista que a logomarca é um símbolo que deverá representar o branding, se esses conceitos forem trabalhados de forma correta, podem ser complementares3.

 

O que preciso conhecer e dominar para criar um branding eficiente?3

Brand awareness

É um conceito conhecido como consciência de marca, uma ferramenta importante para identificar o quanto e como uma determinada marca é reconhecida pelo público no mercado. Tem por objetivo fazer a marca ser notada e lembrada pelos consumidores e torná-la diferenciada dentro do mercado, diante de seus principais concorrentes.

Share of mind

Trata-se da maneira como um determinado produto é lembrado pelos consumidores. É, em uma breve explicação, o compartilhamento de lembranças. Ou seja, é medir, por meio de pesquisas de mercado, em qual nível uma determinada marca está viva na memória do público. Quanto mais “fresca” estiver, mais recomendada será.

Top of mind

Funciona como um “potencializador” do share of mind: o objetivo é que seu produto se torne o primeiro a ser lembrado em determinadas situações. Um exemplo prático é o caso de empresas que são corriqueiramente confundidas com seus produtos genéricos (Gillette, que, na verdade, é uma lâmina de barbear, ou Cotonete, que são hastes flexíveis de algodão), devido à força de suas marcas no mercado.

 

Depois do branding, o que devo fazer?

Esse é o momento de focar no planejamento de sua marca. Para se fortalecer, é importante tornar-se reconhecido no mercado. Em tempos de internet e fluxo intenso de comunicação, as redes sociais se tornam cada vez mais presentes na rotina da sociedade, sobretudo para o público mais jovem. Nesse sentido, é essencial estar presente e ter um perfil ativo nessas plataformas. Por isso, ter um canal no YouTube, uma página no Facebook e/ou um perfil no Instagram são algumas das opções que devem ser cogitadas por esses profissionais3.

Mas não são as únicas alternativas no universo on-line. Ter um site também é fundamental. Além disso, o trabalho de divulgação da marca também pode ser feito por meio das pesquisas no Google, para que o site do profissional esteja sempre na primeira página de buscas3.


É importante ressaltar, no entanto, que essa construção deve mesclar com estratégias “off-line”, ou seja, que o profissional invista nas redes sociais, mas também tenha o cuidado e a preocupação de entregar a melhor experiência possível aos seus pacientes. Afinal, o marketing boca a boca ainda é uma das melhores formas de divulgar o seu negócio e, para que recomendem seus serviços, é necessário que você construa uma boa relação com os pacientes3.

 

Referências:

  1. Teixeira NL, Silva MM, Draganov PB. Desafios do enfermeiro no gerenciamento de conflitos dentro da equipe de enfermagem. Rev. Adm. Saúde, 2018. 18(73):1-12.
  2. Molina BS, Santos DF, Draganov PB. Subsídios para o marketing pessoal do enfermeiro. Rev. Adm. Saúde, 2018. 18(73):1-15.
  3. Siqueira L. De olho no branding: como utilizar essa ferramenta no dia a dia e construir sua marca. Revista DOC, 2019. (63):56-59.