info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Tipos de investimento: renda variável – parte I

Como o médico pode complementar sua renda por meio de investimento em renda variável (ações)

 

Os dois principais produtos de renda variável são ações e fundos imobili­ários.
Trataremos aqui das ações: há uma forma simples, segura e viável de investir nelas para obter rendimento mensal diferencia­do, sem deixar de ser médico.

Primeiro é preciso entender que investir em renda variável significa aceitar certo nível de risco em troca de liquidez e rendimento diferenciado, rendimento este não alcançado apenas com produtos de renda fixa. Apesar de o rendimento com investimentos em renda variável estar acima daquele com renda fixa, não é muito conhecido. A análise histórica mos­tra que, em longo prazo (acima de cinco anos), o retorno do investimento em ações supera o de todos os demais investimentos.

A proporção do patrimônio a ser inves­tida em renda variável segue a regra dos 100 (100 – idade = proporção a ser inves­tida em renda variável). Por exemplo, se você tem 40 anos, deve investir 60% do patrimônio em renda variável. Da mesma forma que ocorre com a renda fixa, o reba­lanceamento da carteira de investimentos (renda fixa + renda variável) deve ser feito anualmente, preferencialmente no seu mês de aniversário, sempre buscando manter a proporção correta.

Para os médicos, a estratégia chama-se venda coberta de re­muneração, e é feita em duas etapas. A primeira consiste na compra de ações de empresas boas e lucrativas. A se­gunda etapa se baseia na venda de opções sobre as ações. Para negociar ações e op­ções é preciso ter conta em uma corretora de valores, que disponibilizará a platafor­ma de negociação, chamada homebroker.

Etapa 1 – Compra de ações: com a conta aberta na corretora e o dinheiro disponível, faz-se a compra de ações. A escolha das em­presas deve se basear em uma análise fundamen­talista, isto é, no desempenho apresentado pelas empresas nos últimos cinco anos. Os itens a serem avaliados são o nível de governança corporativa, o retorno sobre o patrimônio líquido, a margem líquida, o crescimento das vendas e do lucro por ação, o grau de endividamento, o índice de liquidez corrente e o fluxo de caixa livre.

Etapa 2 – Venda de opções: opções são um tipo de seguro sobre as ações que podem ser negociados no mercado. Esses seguros vencem todos os meses, sempre na terceira segunda-feira de cada mês, e representam uma fonte extra de ganho para a carteira de ações, além de gerarem proteção para a carteira em caso de queda no preço da ação. Portanto, para vender opções (se­guros) é preciso ter as ações. A venda de opções é feita pelo homebroker, tal como a compra de ações.

 

Referências
Gomes F. Renda variável: liquidez e rentabilidade acima da renda fixa. Revista DOC. Rio de Janeiro: DOC Content. 2016;46:68.