info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Perguntas e respostas sobre marketing médico – Parte I

Série dividida em três seções traz respostas para dúvidas frequentes de médicos sobre o marketing na área da Saúde

 

Os profissionais da Saúde, na maioria dos casos, possuem uma visão equivocada do marketing aplicado ao seu trabalho. Para começar, há a ideia de que marketing se resume a fazer propaganda, quando o conceito vai muito além disto. Na área médica, a função do marketing é bem diferente, sendo que ele está ligado diretamente à noção de credibilidade – esta que é conquistada por meio de ações pautadas na qualidade do atendimento realizado junto ao paciente. O resultado esperado é o de que a percepção do serviço prestado seja positiva.

Com base nisso, trazemos uma série de perguntas para elucidar esse universo da área de gestão que muito tem a contribuir para o sucesso da carreira médica. Confira:

1.     Qual a relação entre propaganda e marketing médico?

O marketing não se resume à propaganda: ele é um conjunto de ferramentas e métodos que, quando aplicado na área médica, cria para o médico um diferencial de atendimento ou uma vantagem competitiva que o torna atraente para seus pacientes. O marketing médico está sempre voltado para a qualidade dos serviços e preocupado em gerar credibilidade. A propaganda, na realidade, é apenas uma das muitas ferramentas à disposição de uma estratégia de marketing dentro do seu mix tradicional, mais especificamente dentro da promoção.

2.     Qual a real função do marketing quando aplicado à área médica?

Marketing, em linhas gerais, é um campo voltado para identificar as necessidades das pessoas e dar forma a produtos e serviços que venham a satisfazer essas demandas. No marketing médico, o princípio é exatamente o mesmo, porém as ações e estratégias são voltadas para o cotidiano da Saúde e têm como base as peculiaridades de cada paciente. A base para a aplicação do marketing na área de Saúde é sempre o fortalecimento da relação médico-paciente, com o objetivo de aumentar a qualidade percebida no serviço.

3.     O que é ambiente de marketing?

É o conjunto de forças internas e externas ao médico e ao seu consultório ou clínica que influenciam direta e indiretamente a forma pela qual os serviços são adequados aos clientes. Mudanças no ambiente propiciam ameaças e oportunidades. Portanto, estar em sintonia com essas forças permite minimizar riscos e maximizar oportunidades. Exemplos de forças externas que podem influenciar o trabalho do médico: uma nova lei que entra em vigor e altera aspectos do atendimento ao paciente, o registro de alta taxa de natalidade em alguma região ou, ainda, a escassez de médicos de uma certa especialidade cujo aumento da demanda é latente. Como exemplo de força interna, podemos citar uma nova grade curricular exigida para a formação de determinado especialista.

 

Referências

Gregório R. Marketing Médico: criando valor para o paciente. Rio de Janeiro: Editora DOC; 2009.

Koteler P. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro: Campus; 2003.

Kotler P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas; 1998.