info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

O que de fato exige uma gestão hospitalar de sucesso?

Ao contrário do que muitos gestores pensam, softwares de gestão, sozinhos, não são capazes de solucionar todos os problemas administrativos em hospitais

Por Camila Luz

Existe alguma ação ou ferramenta específica para obter sucesso e maior controle sobre a gestão de um hospital? O que é necessário aos gestores para evitar desperdícios e falhas à qualidade do serviço prestado? E, o mais importante: como é possível identificar esses problemas? Dúvidas como essas diariamente são feitas por profissionais que estão à frente da gestão hospitalar, principalmente diante das atuais inovações tecnológicas e de novos desafios que vêm transformando modelos de negócios na área da Saúde1,2.

A implantação de um software de gestão integrada pode ser um diferencial nesse cenário. Entretanto, na maioria das vezes, não é o suficiente para garantir o sucesso e impedir a ocorrência de problemas na administração hospitalar. Antes disso, é fundamental que o gestor realize uma série de ações estratégicas que vão auxiliá-lo na tomada de decisão1.

Nesse sentido, é essencial que o administrador verifique as necessidades do hospital, bem como os problemas recorrentes, demandas internas e externas para, em seguida, implantar a solução de gestão mais adequada. Muitos gestores têm dificuldades em realizar essa tarefa, seja por falhas na comunicação do hospital ou, simplesmente, pela falta de visão estratégica ampliada sobre os diversos processos da instituição3.

Atenção aos fatores que podem ajudar na escolha de um software para a gestão hospitalar de sucesso2:

  • Quantidade de materiais;
  • Gasto médio com manutenção de equipamentos cirúrgicos e infraestrutura;
  • Média de pacientes atendidos;
  • Média de cirurgias e de exames;
  • Carga horária e desempenho dos funcionários;
  • Tempo médio e feedback do atendimento.

Ao obter essas informações, o gestor irá observar se há alguma incompatibilidade em cada uma delas, respondendo às seguintes questões: há excesso ou escassez de determinados materiais no hospital? Todos os equipamentos estão funcionando de forma correta? Há aparelhos e locais da clínica que geram maiores despesas com manutenção? Há equipes fazendo mais plantões que outras? Como os pacientes avaliam o atendimento do hospital como um todo2?

Isso significa ter visão estratégica e ampliada sobre o próprio negócio: descobrir quais são os problemas e onde eles acontecem. Realizadas essas etapas, o ideal é contar com o apoio de um especialista em tecnologia da informação (TI), que não irá apenas auxiliar na escolha da solução, mas também realizar a implantação do sistema e fornecer o suporte indispensável ao seu funcionamento1,4.

Existem, ainda, outros aspectos importantes para que o gestor garanta o pleno funcionamento do hospital. Isso inclui processos operacionais que facilitam e otimizam a assistência. Confira5:

  • Conhecer o perfil do paciente;
  • Estabelecer um planejamento estratégico;
  • Cuidar da saúde financeira do hospital;
  • Investir em treinamento de médicos, enfermeiros e técnicos;
  • Manter a qualidade da recepção e do atendimento.

Nessa perspectiva, para garantir o sucesso na gestão do hospital, é necessário muito mais do que ter a tecnologia como aliada. O gestor precisa estar atento a todas as operações e atividades do local, acompanhar o desempenho de médicos, enfermeiros e técnicos, além de identificar os problemas para, então, aplicar as melhores soluções2

 

Referências:

  1. Saúde Business. Como garantir o sucesso na implementação de um sistema de gestão hospitalar [Internet]. Acessado em: 09 out 2019. Disponível em: <https://saudebusiness.com/voz-da-marca/como-garantir-o-sucesso-na-implementacao-de-um-sistema-de-gestao-hospitalar/>.

  2. Gtt Healthcare. Como combater desperdícios no hospital [Internet]. Acessado em: 09 out 2019. Disponível em: <http://gtthealthcare.com.br/blog/index.php/como-combater-desperdicios-no-hospital/>.

  3. Gtt Healthcare. Business analytics [Internet]. Acessado em: 09 out 2019. Disponível em: <http://gtthealthcare.com.br/blog/index.php/business-analytics/>.

  4. Nunes ES, Assis SFM, Lopes EL. Fatores críticos de sucesso nas implantações de software de gestão integrada em entidades de saúde. International Journal of Health Management Review. 2016;2(2):1-20.

  5. MV. Os 10 passos da gestão hospitalar de sucesso [Internet]. Acessado em: 09 out 2019. Disponível em: <http://www.mv.com.br/pt/blog/os-10-passos-da-gestao-hospitalar-de-sucesso>.