Saiba mais sobre a importância de reter profissionais engajados e capacitá-los para alcançar a excelência no trabalho diário
Por Nayara Simões
O trabalho dos funcionários de uma instituição de saúde irá ditar o nível de sua qualidade e seu sucesso ou fracasso dentro do mercado médico. Assim, a equipe de Recursos Humanos (RH) deve estar pronta para contratar profissionais qualificados e, juntamente com os gestores, estar atenta a recursos que podem ser utilizados para garantir excelência ao trabalho desempenhado. Nesse âmbito, as ações e a fala motivacional são aliadas da execução de tarefas de qualidade. A utilização de metas também é uma opção para potencializar a melhoria do atendimento¹.
Em alguns casos, esses métodos utilizados para motivar as equipes são substituídos por uma atitude autoritária e que faz questão de estabelecer um discurso hierárquico acima de tudo. Assim, a frase “manda quem pode e obedece quem tem juízo” faz parte da rotina hospitalar e, nessas situações, não há harmonia na execução de tarefas. Além disso, a probabilidade de que não haja entrosamento e de que resultados ruins surjam é bem maior do que nas empresas em que o respeito e a parceria funcionam em via de mão dupla, entre chefes e funcionários¹.
Motivação e trabalho em equipe
Nas instituições de saúde, a presença de equipes multidisciplinares demanda dedicação dos gestores, principalmente no que se refere ao estado motivacional de cada funcionário. Nesse contexto, o trabalho em equipe é diretamente afetado pelas condições psicológicas desenvolvidas no ambiente hospitalar².
Veja, a seguir, algumas ações aplicadas por bons gestores para que as equipes trabalhem com mais qualidade e empenho, e estejam motivadas para entregar um serviço bem estruturado¹·²:
Falas e projetos de conscientização sobre a cooperação entre os funcionários;
A construção de um ambiente favorável à troca de ideias e ao compartilhamento de decisões;
Atitudes que demonstrem a valorização do trabalho de cada um;
Treinamento das equipes para a adaptação às tecnologias utilizadas;
Reuniões de feedback e aconselhamento;
Fornecimento de visão e alinhamento estratégico;
Compartilhamento de conhecimentos;
Estimulação de aprendizado na prática e com colaboração de outros profissionais;
Apoio a realizações.
RH e gestão de pessoas
As equipes de RH devem estar sempre atentas a medidas que possam engajar e promover comprometimento dentro do corpo hospitalar. Nesse sentido, é necessário impulsionar uma visão sistêmica, que proporcione a contratação e permanência de um time eficiente dentro da instituição. Para isso, iniciativas de incentivo à participação, à capacitação, ao envolvimento e ao desenvolvimento dos colaboradores são essenciais³.
A valorização de resultados positivos, do alcance de metas e o comprometimento com os liderados também são aspectos fundamentais no processo de gestão de pessoas. Nesse cenário, reconhecer os talentos individuais e dar mérito a cada um desses profissionais são ações de motivação que poderão melhorar o foco e a dedicação e, assim, os cuidados com o paciente. É necessário entender que manter equipes felizes e motivadas em realizar o trabalho com afinco proporciona benefícios excelentes a uma instituição de saúde³.
Referências:
Federação Brasileira de Hospitais (FBH). Manual do gestor hospitalar. Brasília: Federação Brasileira de Hospitais; 2019.
Silva K et al. Trabalho em Equipe: reflexões dos gestores de serviços de urgência e emergência. Rev Med Minas Gerais. 2018;28(suppl.5):e-S280501.
GesSaúde. O papel do RH na maturidade de gestão hospitalar [Internet]. Acessado em: 09 dez 2019. Disponível em: <https://www.gessaude.com.br/blog/o-papel-do-rh-na-maturidade-de-gestao-hospitalar/>.