info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Líderes da saúde: como ser um gestor eficiente

Conheça as características importantes para ter um perfil de liderança

 

Por Maiara Bachschmied

O funcionamento das organizações de saúde depende de um trabalho bem feito por parte dos seus gestores e responsáveis. O fracasso ou sucesso dessas organizações é resultado do trabalho da equipe como um todo e é consequência da gestão e do plano estratégico. Líderes eficientes conseguem conduzir as organizações e trazer prosperidade. Mas quais são as qualidades necessárias para ser um bom líder? O que um gestor hospitalar precisa saber?

Um líder precisa fazer com que seus subordinados respeitem suas ideias e aceitem suas decisões. Para isso, é essencial que eles tenham uma autoridade moral, mas isso não significa ser intolerante. Eles precisam adotar práticas e valores para que sejam respeitados. A postura desses profissionais conta muito dentro da organização, porque faz com que os funcionários se sintam mais seguros. Mas é claro que não é só isso que faz a diferença¹.

O que é necessário para ser um líder da Saúde?

Ficar atento às tendências: as tendências podem impactar positiva ou negativamente no funcionamento das clínicas e hospitais, por isso é importante dar atenção a elas. Um exemplo são as influências das redes sociais na vida das pessoas, que estão cada vez mais exigentes em relação à saúde e à beleza. Para os profissionais que trabalham com esse segmento, pode ser uma grande oportunidade de aproveitar o gancho para atrair pessoas¹ ².

Trabalhar o marketing: na área médica, o marketing também é importante, e seu conceito vai muito além de uma simples propaganda, embora, na maioria das vezes, os profissionais não saibam disso. Ele serve para elevar a credibilidade das clínicas, dos hospitais e dos médicos. Além disso, as ferramentas do marketing podem aumentar a qualidade do serviço e atrair pessoas¹ ².

Pensar nos clientes: é fundamental pensar no cliente, pois é ele quem escolhe e precisa do serviço. Por isso, é fundamental que os responsáveis pensem em estratégias para se adaptar aos clientes. Uma organização que está em sintonia com as necessidades do cliente certamente será lembrada¹ ².

Pensar em economia e sustentabilidade: a gestão financeira está relacionada ao controle econômico do hospital e tem grande importância na vida das clínicas. Trabalhar para reduzir desperdícios e manter a sustentabilidade é fundamental¹ ².

Referências:

  1. Scarpi MJ. Administração em Saúde. Rio de Janeiro: Doc Content; 2015.
  2. Gregório R. Marketing médico. Rio de Janeiro: DOC Content; 2016.