info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Internet das coisas (IoT): a tecnologia que beneficia e transforma a Saúde

Conheça as ferramentas que vêm impactando positivamente a gestão de hospitais

Por Camila Luz

 

Smartphones, smart TVs, smart watches e wearable devices (em português: “dispositivos que podem ser vestidos”) são alguns dos itens que já fazem parte da realidade das pessoas. Por serem inteligentes e funcionarem por meio de conexão em rede, essas ferramentas possuem a capacidade de armazenar e gerar uma enorme quantidade de dados em tempo real. Indo além do dia a dia das pessoas, esses fatores possibilitaram o desenvolvimento dessas tecnologias voltadas também para a área da Saúde1.

Dentre as inovações que vêm transformando hospitais e clínicas, a internet das coisas (em inglês: internet of things – IoT) tem se destacado como grande aliada da Saúde. A partir dos dispositivos vestíveis mencionados inicialmente – como, relógios, peças de roupas, sapatos ou outros acessórios –, a IoT coleta informações pessoais e específicas sobre o paciente, antes, durante e após a realização do tratamento1,2.

Esse monitoramento, exercido por meio de biossensores que se encontram nos dispositivos vestíveis, fornecem a médicos e a enfermeiros dos hospitais dados sobre os sinais vitais dos pacientes em tempo real. Além de poupar tempo dos profissionais da Saúde, isso gera um desempenho melhor à gestão e à logística hospitalar, proporcionando ao local a capacidade de dar assistência a mais pessoas1,2.

 

Conheça os dados dos pacientes obtidos por wearable devices atualmente3:

  • Batimentos cardíacos

  • Níveis de colesterol

  • Níveis de glicose

  • Taxa de gordura

  • Taxa hormonal

Muito mais do que viabilizar ainda mais o tratamento aos pacientes, a internet das coisas ajuda o médico na tomada de decisão ao fornecer informações que podem ser usadas em estratégias personalizadas de prevenção. Dessa forma, os dispositivos vestíveis consolidam-se como tecnologias capazes de impedir a instalação ou o agravo de doenças3.

Considerando esse cenário, no qual a área da Saúde torna-se cada vez mais digital, os wearable devices podem ser aplicados com diferentes propósitos. Eles podem ser usados para obter um histórico clínico completo do paciente já na primeira consulta, no monitoramento de indivíduos com doenças crônicas ou, até mesmo, em home care3. 

Essa última possibilidade caracteriza-se por ser uma supervisão que promove a segurança do paciente – mesmo fora da clínica, inclusive –, em casos nos quais o tratamento realizado dentro de casa torna-se uma opção mais viável. Além disso, o home care é aplicado por meio de estratégias de desospitalização, que ajudam a otimizar a taxa de rotatividades de leitos, trazendo, consequentemente, maior eficiência à gestão de hospitais3. 

 

Desafios à Medicina

Embora a internet das coisas venha promovendo inovação e grandes benefícios à Saúde, muitas instituições e profissionais da área ainda enfrentam dificuldades sobre como usar de maneira adequada os dados gerados pelos dispositivos. No Brasil, esse desafio é ainda maior, uma vez que há a desconfiança por parte dos profissionais da Saúde sobre as dimensões das novas tecnologias e não existem normas voltadas para o uso delas3.

Outro fator que se torna um empecilho é a ausência de uma cultura focada em inovação à Saúde, por parte dos médicos, enfermeiros e de instituições da área – hospitais, clínicas, faculdades e centros de pesquisas. Esse novo mindset pode ser conquistado, por exemplo, por meio de investimentos em capacitação e em treinamento profissional, ações que estimulem o mercado brasileiro, proporcionando soluções revolucionárias3.

 

Referências:

  1. Gtt Healthcare. A internet das coisas está ajudando a salvar vidas [internet]. Acessado em: 21 out 2019. Disponível em: <http://gtthealthcare.com.br/blog/index.php/a-internet-das-coisas-iot/>.

  2. MV. Tudo sobre... Saúde Digital [internet]. Acessado em: 21 out 2019. Disponível em: <http://www.mv.com.br/pt/blog/tudo-sobrer-saude-digital>.

  3. MV. Inovação em Saúde: o “De-Para” dos wearable devices [internet]. Acessado em: 21 out 2019. Disponível em: <http://www.mv.com.br/pt/blog/inovacao-em-saude--o--de-para--dos-wearable-devices>.