info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Como indicadores de desempenho podem ser essenciais a hospitais

Entenda as funcionalidades dessas ferramentas e o que fazer para selecionar as mais adequadas à gestão hospitalar

Por Camila Luz

 

Como acompanhar e obter resultados sobre a performance dos funcionários e das atividades que compõem o hospital? Informações como essas são essenciais para a gestão de qualquer instituição de saúde, principalmente no intuito de estabelecer e alcançar metas para o bem-estar dos pacientes. Dessa forma, a aplicação de indicadores de desempenho torna-se uma estratégia importante na melhoria dos programas de qualidade e na condução de outros processos, como os de acreditação hospitalar¹.

Os indicadores podem ser definidos como unidades de medida, quantitativa ou qualitativa, que têm por intuito avaliar e monitorar atividades relativas a um determinado ambiente, à sua estrutura, a seus processos e a seus resultados. Eles podem ser representados por meio de taxas, coeficientes, índices, números absolutos ou fatos¹,².

Muitos gestores de saúde se deparam, em sua rotina diária, com diversos obstáculos na solução de falhas operacionais ou em ações que tenham por objetivo garantir avanços no negócio. Isso ocorre, na maioria das vezes, porque hospitais são consideradas empresas complexas, que exigem ações, ferramentas, softwares e estratégias específicas de gestão¹,². 

Diante desse cenário, os responsáveis pela administração hospitalar devem compreender de perto a dinâmica do negócio, o processo de produção dos serviços de saúde, as necessidades ambientais, conhecer o público-alvo e a rede de relações internas e externas. Estar atento a cada um desses elementos é essencial para investir em um planejamento estratégico e em indicadores de desempenho mais adequados ao hospital².

 

Conheça alguns exemplos de indicadores de desempenho voltados para hospitais³:

  • Assistenciais: são responsáveis por controlar o número de internações, a taxa de ocupação de leitos, de procedimentos cirúrgicos, o índice epidemiológico, de comorbidade e de cuidados em Enfermagem, com o objetivo de obter melhorias na capacidade de atendimento, na organização de equipes e estoque de materiais.

  • Recursos humanos: são voltados para a avaliação de desempenho da força de trabalho que integra o hospital e têm por intuito definir as equipes de acordo com a complexidade de intervenção, além de mensurar o índice de absenteísmo por categoria profissional.

  • Qualidade: estão encarregados por verificar as falhas no manejo de medicamentos, o percentual de quedas dos pacientes, a taxa de infecção por serviço e de reinternação para aplicar melhorias à qualidade do atendimento.

  • Financeiros: esses indicadores são aplicados para mensurar o desempenho econômico, gerenciando os custos, o aporte de recursos financeiros do hospital e, consequentemente, evitando o excesso de gastos por meio do controle de custos operacionais.

No entanto, a seleção e a forma como esses indicadores serão empregados serão fundamentais para implementar as mudanças que o hospital necessita. Desse modo, o gestor precisa conhecer as particularidades que cada um dos indicadores reúne, pois isso irá auxiliá-lo na tomada de decisão, na coleta e no compartilhamento de informações referentes ao negócio¹. 

 

Atributos que todo indicador de desempenho hospitalar deve apresentar¹:

  • Validade

  • Sensibilidade

  • Especificidade

  • Objetividade

  • Simplicidade

  • Baixo custo

Nesse contexto, a capacidade dos gestores de identificar as características dos hospitais por meio de indicadores de desempenho pode contribuir com a aquisição de sucesso e benefícios, gerando conhecimento e evidências que orientem o planejamento de ações estratégicas. Contudo, para que isso aconteça, é importante investir não apenas em ferramentas e sistemas adequados, mas, principalmente, em capacitação profissional³.

 

Referências:

  1. Bittar OJNV. Indicadores de quantidade e qualidade em saúde. RAS. 2001;3(12);21-28.

  2. Rotta CSG. Utilização de indicadores de desempenho hospitalar como instrumento gerencial. São Paulo. Tese [Doutorado em Administração Hospitalar]. Universidade de São Paulo; 2004.

  3. Lezana AGR, Gonçalo CR, Vignochi L. Como gestores hospitalares utilizam indicadores de desempenho. RAE. 2014(54);5;496-509.