info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Como funciona o recrutamento e a seleção na área da Saúde?

Entenda como funciona a captação desses profissionais 

 

Por Maiara Bachschmied

A escolha de um profissional de saúde para uma clínica ou hospital é extremamente importante para a reputação do local. Quando um bom profissional entra em uma instituição, ele pode trazer mudanças positivas e elevar a credibilidade do lugar. Porém, quando a empresa escolhe alguém com pouca capacidade de executar as tarefas e com um histórico ruim, ela corre um certo risco. Por isso, é fundamental que o processo seletivo seja feito de forma responsável e eficiente¹.

Conheça alguns tipos de recrutamento

 

Recrutamento

Hospitais públicos

Hospitais particulares

Concursos

Divulgação das vagas em sites ou anúncios de jornais

 

O recrutamento é o meio que as instituições utilizam para divulgar as vagas de emprego no mercado.  Normalmente, os médicos que fazem concurso para ingressar em hospitais públicos estão em busca de estabilidade. Isso nem sempre é bom para a qualidade do serviço, já que, muitas vezes, eles acabam relaxando e se esforçando menos para melhorar a qualidade do atendimento².

No entanto, o tipo de captação que os hospitais particulares fazem pode ser mais eficiente, porque, no momento da seleção, é possível avaliar o perfil dos profissionais. Além disso, a falta de estabilidade acaba motivando os profissionais a se esforçarem para obter um desempenho cada vez melhor².

Seleção e critérios

Os hospitais podem recrutar pessoas novas e podem aproveitar os próprios funcionários para fazer um remanejamento. No primeiro caso, o recrutamento é externo e, no segundo, interno. Para saber qual tipo de recrutamento utilizar, é importante entender quais são as necessidades do hospital. Remanejar os funcionários e realizar promoções é o ideal quando a organização precisa de segurança e economia, porque os profissionais que fazem parte da equipe já conhecem a estrutura do lugar e não é necessário gastar muito com o processo seletivo². 

A situação é diferente quando o hospital precisa de novos profissionais. Nesse caso, o recrutamento é externo, e a primeira etapa da seleção é a análise curricular. Depois vêm as provas escritas e práticas, e algumas vezes são feitas avaliações psicológicas. Quem passa dessa parte, segue para o momento de entrevistas. É nessa hora que os gestores conhecem os profissionais e avaliam se esses têm as qualidades necessárias para ocupar o cargo².

Cada hospital pode ter um critério de seleção, como uma organização que deseja reduzir custos pode preferir candidatos que morem mais perto. Quando o hospital precisa de profissionais experientes, o gestor vai optar por profissionais que tenham uma ampla vivência na área da Saúde. Mas, tudo isso é muito relativo. Candidatos recém-formados geralmente são escolhidos quando a organização precisa de pessoas que vão aceitar as regras do local sem questionar muito, por não ter outra experiência para comparar².

A seleção é o momento em que as organizações escolhem pessoas para fazer parte de sua equipe e, também, são escolhidas por elas. Por isso, é importante que transmitam bons valores e tenham uma excelente reputação. Dessa forma, os profissionais se sentirão atraídos e terão vontade de fazer parte da empresa².

Referências:

  1. Clini+. O que devo saber antes de contratar um médico [Internet]. Acessado em: 28 jun 2019. Disponível em: <http://www.cliniqconsultorios.com.br/o-que-devo-saber-antes-de-contratar-um-medico/>. 
  2. Ipólito MC, Ferreira AS, Nascimento DCO, Ramos RR. Análise da Política de Recrutamento e Seleção em um hospital localizado no município de Itaperuna [Internet]. VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Acessado em 28 jun 2019. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3495.pdf>.