Conheça as ferramentas que podem trazer importantes melhorias à gestão de hospitais
Por Camila Luz
Como incorporar valor à Saúde por meio da experiência e da percepção do paciente? O que hospitais e clínicas podem fazer para trazer melhorias em assistência, atendimento e resultados? Antes de investir em treinamento profissional, é necessário que o gestor da Saúde saiba como o paciente se sentiu ao longo de sua permanência no local, a opinião dele sobre o tratamento, os serviços oferecidos e a estrutura do local1,2.
Atualmente, existem tecnologias que possibilitam acesso a essas informações, sendo capazes de aferir e qualificar os elementos que compõem a experiência do paciente, além de auxiliar gestores a identificar quais itens necessitam de reparos no hospital. Tais ferramentas constituem-se como uma assistência baseada em qualidade, na qual o diferencial de uma clínica é definido por diversos fatores presentes na jornada do paciente1.
Conhecidos como Experiência Relatada pelo Paciente (do inglês Patient Reported Experience – PREMs) e Desfechos Medidos pelo Paciente (Patient-Reported Outcome Measure – PROMs), esses sistemas mensuram não apenas a efetividade do tratamento, mas, também, o alcance das expectativas do paciente antes, durante e após a assistência. Eles são aplicados por meio de questionários enviados aos indivíduos que foram atendidos pelo hospital1.
No intuito de otimizar e facilitar os esforços do gestor para colocar em prática as melhorias no hospital, os dados coletados por esses mecanismos podem ser integrados ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Dessa forma, é possível cruzar as informações referentes a toda a jornada do paciente e, por meio disso, entender quais processos da clínica funcionam de modo mais eficiente, encontrar os erros e, até mesmo, localizar os desperdícios e gargalos1.
Exemplos de questões aplicadas ao PREMs1:
Exemplos de questões aplicadas ao PROMs1:
Nesse sentido, quando integrados ao PEP, esses sistemas enviam as respostas do paciente aos profissionais da Saúde em tempo real. Além disso, o próprio paciente pode acessar esses dados por meio de aplicativos desenvolvidos para smartphone. Assim que o laudo de um exame chega, por exemplo, o sistema do prontuário já emite alertas, tanto para o paciente quanto para o médico2.
Referências: