info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Avaliação de custo-efetividade: você sabe o que é?

Entenda o que significa esse conceito, por que utilizá-lo e quando aplicá-lo

Por Lívia Siqueira

 

Em tempos de modernidade, é cada vez mais difícil pensarmos em algo que não esteja associado à tecnologia. E quando falamos em tecnologia, tocamos na necessidade de se atualizar. Na maioria das áreas de atuação do mercado de trabalho, isso significa investimento financeiro, algo que precisa ser bem gerido e bem aplicado. Atualmente, um dos maiores desafios no nicho da Saúde é a otimização dos recursos disponíveis para maximizar procedimentos como exames, atendimento ao paciente e tratamentos diversos.

Nesse sentido, os estudos de avaliação econômica, como os de relação custo-efetividade, são importantes estratégias que devem ser adotadas a fim de considerar o fator relacionado ao custo na tomada de decisão quanto às novas tecnologias, uma vez que os recursos financeiros, assim como os demais (físicos e humanos), são escassos e finitos1.

 

O que é custo-efetividade2?

O conceito de custo-efetividade na Saúde surgiu no final dos anos de 1970. A análise de custo-efetividade (ACE) é uma metodologia de síntese em que os custos são confrontados com desfechos clínicos. O objetivo da ACE é avaliar o impacto de distintas inovações e verificar os efeitos disso. Geralmente, buscam-se os melhores tratamentos pelos menores custos. Uma característica importante é que os estudos de ACE são sempre comparativos e têm como objetivo selecionar a melhor opção para atingir a eficiência.

Nesse tipo de análise, os custos são medidos em unidades monetárias e os desfechos em unidades clínicas, tais como mortalidade ou hospitalizações evitadas. Os resultados da ACE são expressos por um quociente, em que o numerador é o custo, e o denominador é a efetividade (custo/efetividade). Desse modo, a ACE é expressa em termos do custo por unidade clínica de sucesso, como custo por anos de vida ganhos ou por mortes evitadas; por dias sem dor ou por ausência de complicação, por exemplo.

O passo inicial da ACE é a definição objetiva do problema a ser investigado. Uma estratégia de investigação mal formulada ou pouco organizada, certamente interferirá nos resultados e pode comprometer a análise.

 

Conclusão2

A avaliação de tecnologia em saúde, por meio do uso da ACE é um método bastante indicado para a análise de duas ou mais alternativas terapêuticas, procedimentos ou serviços de saúde. Ela permite a análise combinada de benefícios clínicos e os custos associados, e fornece dados objetivos e explícitos para decidir a opção mais eficiente. Esse tipo de análise representa instrumento importante no processo decisório de escolhas de novas tecnologias em saúde.

 

Referências:

  1. Moraz G et al. Estudos de custo-efetividade em saúde no Brasil: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva. 2015;20(10): 3211-3229.
  2. Secoli SR et al. Avaliação de tecnologia em saúde: II. A análise de custo-efetividade. Arq Gastroenterol. 2010;47(4):329-333.