info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Revisão sistemática

Quantos artigos você lê por ano? E quantos você acha que deveria ler?

 

O número de publicações científicas cresce a cada ano, levando a um volume de evidências sobre diferentes temas cada vez maior.

Assim surgiu a necessidade de um método confiável que sintetizasse todas as evidências disponíveis para elaborar estratégias e condutas, além de identificar lacunas no conhecimento e guiar a condução de estudos futuros.

As revisões de literatura são ideais para realizar essa síntese de evidências sobre um tema e várias estratégias metodológicas estão disponíveis, entre elas, revisão narrativa, revisão integrativa e revisão sistemática.

O que é uma revisão sistemática?

A revisão sistemática é uma estratégia que sumariza todas as informações sobre uma questão  específica, utilizando metodologia explícita, reprodutível e sistemática com o objetivo de reduzir possíveis vieses. Trata-se de uma pesquisa original, onde é estabelecida uma questão de pesquisa a priori, que possui metodologia própria e os sujeitos do estudo são os estudos publicados.

Por que realizar uma revisão sistemática?

Uma revisão sistemática é conduzida quando se tem diferentes trabalhos publicados sobre um tema similar, e quando é possível definir uma questão de pesquisa específica. Diferentes temas podem ser avaliados através de uma revisão sistemática como eficácia de tratamentos, testes diagnósticos e de rastreamento, fatores prognósticos, fatores etiológicos e dados econômicos.

Como reúne de forma sistemática dados de diferentes autores, é considerada o maior nível de evidência científica.

 

Como diferenciar uma revisão sistemática de uma revisão narrativa?

Os modelos mais frequentemente encontrados são a revisão narrativa e a revisão sistemática. Porém, como consigo identificar cada tipo de revisão?

Em uma revisão sistemática, existem: uma questão bem estabelecida; fontes de informação abrangentes e busca conduzida através de estratégia previamente construída e descrita; critérios de elegibilidade para a inclusão dos estudos; avaliação das evidências de maneira criteriosa e reprodutível; síntese dos resultados de maneira qualitativa ou quantitativa; e inferências baseadas em resultados de pesquisa clínica. Em uma revisão narrativa…. (incluir descrição)

 

Itens

Revisão narrativa

Revisão sistemática

Questão

Ampla

Específica

Fonte

Frequentemente não-especificada, potencialmente com viés

Fontes abrangentes, estratégia de busca explícita

Seleção

Frequentemente não-especificada, potencialmente com viés

Baseada em critérios aplicados uniformemente

Avaliação

Variável

Criteriosa e reprodutível

Síntese

Qualitativa

Qualitativa ou quantitativa (metanálise)

Inferências

Às vezes baseada em resultados de pesquisa clínica

Sempre baseada em resultados de pesquisas clínicas