info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

 

 

METANÁLISE

O que é uma metanálise?

Metanálise consiste de um método quantitativo que combina os resultados de diferentes estudos sobre um tema definido. Estes estudos devem ser obtidos através de uma revisão sistemática da literatura, com uma questão de pesquisa bem definida e métodos reprodutíveis.

 

 

Então, como características fundamentais, a metanálise apresenta uma busca estruturada na literatura e análise estatística dos dados obtidos através dos estudos.

Quais são os objetivos ao se realizar uma metanálise?

Uma metanálise é realizada com a finalidade de calcular uma medida única que combine os resultados dos vários estudos, além de identificar e explicar inconsistências entre os resultados dos diversos estudos.

Em geral, por dificuldades econômicas ou logísticas, estudos individuais apresentam efeitos de pouca magnitude e, ainda que relevantes, não costumam ter poder estatístico. A metanálise é capaz de aumentar o número total de observações e, consequentemente, o poder estatístico para detectar os efeitos de uma exposição ou tratamento.

Como são apresentados os resultados de uma metanálise?

As medidas sumário são os principais achados apresentados em uma metanálise e podem ser calculadas pelos métodos estatísticos de Mantel-Haenszel e Peto.

O gráfico em pinheiro, do inglês forest plot, é o principal exemplo de apresentação de resultados de uma metanálise. Nele são apresentados os resultados individuais de cada um dos estudos incluídos na análise, apresentados através de uma barra que reflete a amplitude do intervalo de confiança e um quadrado, cujo tamanho reflete o peso do estudo no cálculo do valor agrupado. A medida sumário é apresentada no final do gráfico e representada por um losango. Existe também um eixo vertical que representa a igualdade, sendo possível avaliar se os resultados apresentam significância estatística.

 

É possível combinar qualquer tipo de resultado de um mesmo desfecho?

Apesar dos benefícios de combinar resultados publicados por diferentes autores, é preciso avaliar se isto é apropriado quando os estudos ou seus resultados diferem de maneira importante. Por isso, a identificação e explicação de inconsistências entre os resultados dos diversos estudos são tão importantes para a metanálise quanto a sua integração numérica.

Os estudos podem ser diferentes quanto à população, desenho, critérios de avaliação de desfechos, o que pode levar a resultados distintos, o que é caracterizado como heterogeneidade. A heterogeneidade pode ser clínica, decorrente de características clínicas dos participantes (idade, severidade da doença), intervenções avaliadas (efetividade, população alvo), medidas de desfecho e delineamento dos estudos, ou estatística, quando a variação entre os resultados dos estudos é maior do que a esperada ao acaso.

Existem métodos estatísticos específicos para avaliar a heterogeneidade e a sua apresentação em revisões demonstra a robustez das análises descritas.