info

Ops, o seu navegador encontra-se desatualizado ou é incompatível.
A Conexão Roche foi construída sobre tecnologias modernas e acessíveis. Para uma navegação eficiente e segura, é necessário que você atualize seu navegador para uma versão mais recente ou dê prioridade aos navegadores indicados.

Dez benefícios de um hospital digital

Saiba mais sobre o que é um hospital digital e quais são os benefícios trazidos por esse modelo

Por Nayara Simões

 

A modernidade reserva grandes inovações à área da Saúde. Esse é o caso do hospital digital, que conta com sistemas e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) especializadas no setor, que geram mais eficácia e atualização dos processos realizados. Nesse cenário, destaca-se o uso do prontuário eletrônico, os agendamentos on-line, softwares de gestão e diversas outras tecnologias que garantem otimização de tempo, assistência e recursos à instituição¹,².

 

Conheça dez dos principais benefícios gerados por meio do hospital digital¹-³:

  1. Inteligência clínica: por meio de um sistema digitalizado, a equipe médica pode tomar decisões mais assertivas, com base em dados selecionados e uma maior organização dos procedimentos já realizados no atendimento ao paciente. Além disso, há a inteligência relacionada ao gestor da clínica ou hospital, com a disponibilização de diversos dados institucionais que estarão acessíveis a qualquer momento e em qualquer lugar.
  2. Circuito fechado de processos: nesse conceito, com a digitalização de procedimentos, todos os processos são devidamente protocolados e registrados. Assim, o médico pode acessar o sistema e visualizar todo o tratamento e a assistência oferecidos a um determinado paciente.
  3. Segurança do paciente: há diversos aspectos que garantem a segurança dos pacientes em um hospital digital. Alguns deles se concentram no fato de o médico ter acesso a cada detalhe/histórico dos pacientes sem depender de prontuários arquivados ou da análise de caligrafias complicadas que podem dar espaço a possíveis falhas relacionadas aos medicamentos ou procedimentos.
  4. Acesso integrado às informações: com os sistemas digitais, todos os dados e características de atendimento dos pacientes são reunidos de forma integrada, como no caso de resultados de exames, informações pessoais e sinais vitais da sala de internação.
  5. Retorno financeiro: o hospital digital obtém muitos retornos financeiros. Dois exemplos dessa situação são a economia com a utilização de papel, já que as informações estarão disponíveis por meios digitais, e a diminuição no tempo de estadia do paciente, já que os processos se tornam mais organizados e rápidos.
  6. Eficiência no agendamento de consultas e exames: o agendamento on-line permite mais organização de consultas e exames, sem falhas ou vãos entre os atendimentos, além de evitar o desperdício de tempo de equipes que precisariam atender diversos telefonemas durante o dia.
  7. Colaboração por meio de um serviço pautado na sustentabilidade: a otimização de recursos de um hospital digital evita desperdícios, como no exemplo já citado do uso de papel. Por essa e outras razões e atitudes, o hospital digital, quando prioriza a responsabilidade de seus processos, passa a ser reconhecido, também, por seu compromisso com o meio ambiente.
  8. Qualidade assistencial: por meio da digitalização, um médico pode se dedicar melhor ao atendimento, reservando a maior parte do tempo de uma consulta às reais necessidades dos pacientes e não ao preenchimento demorado de informações que precisariam ser escritas manualmente. Isso faz com que o paciente se sinta bem atendido e até compreendido.
  9. Diminuição de falhas nos ciclos de medicações: a dispensação de medicamentos também é afetada por um ambiente digital. Nesse cenário, as prescrições chegam até a farmácia hospitalar rapidamente e de maneira mais assertiva, assim como a administração dos fármacos é realizada com menor margem de erros, já que, com os nomes das substâncias digitadas, a interpretação de caligrafias – nem sempre compreensíveis – deixa de ser necessária para que o ciclo de medicação seja iniciado e finalizado com sucesso.
  10. Redução das taxas de mortalidade: com a junção de todos os itens anteriores, é possível concluir que todo o atendimento médico é beneficiado e ganha grandes melhorias no que diz respeito à execução das atividades. Dessa forma, as terapias são mais rápidas e as decisões mais assertivas, o que gera uma grande diminuição da taxa de mortalidade de uma instituição.

 

Referências:

  1. CM Tecnologia. Hospital digital: entenda esse conceito [Internet]. Acessado em: 29 out 2019. Disponível em: <https://cmtecnologia.com.br/blog/hospital-digital-conceito-otimize-lucro/>.
  2. Paraíso M et al. Pixeon [Internet]. Hospital digital: uma tendência ou realidade? Acessado em: 29 out 2019. Disponível em: <https://www.pixeon.com/blog/hospital-digital/>.
  3. Saúde Business. As 5 principais vantagens de um hospital digital [Internet]. Acessado em: 29 out 2019. Disponível em: <https://saudebusiness.com/voz-da-marca/as-5-principais-vantagens-de-um-hospital-digital/>.